DIETA NATURAL CRUA PARA GATOS
Considerações importantes
Alimentação caseira crua é uma dieta, que se aproxima mais com aquela ingerida pelos felinos na natureza. Ela é riquíssima por ter a absorção de muitos nutrientes, que não são aproveitados quando passam pelo cozimento.
Todos os animais podem consumir dieta crua? Animais saudáveis podem consumir. Exceto filhotes, que ainda não foram desmamados, e animais com doenças crônicas.
Benefício da alimentação crua sem ossos:
Dietas cruas são maravilhosas em questão de aproveitamento de nutrientes.
Além disso:
-
Fazes menos fétidas e reduzidas
-
Não contêm aditivos
-
Proteína animal de qualidade
-
Gorduras saudáveis
-
Ricas em enzimas, aminoácidos e vitaminas, que não resistem ao cozimento
-
Proteção do sistema urinário e rins
-
Índice glicêmico menor
Malefícios da alimentação crua sem ossos:
-
Os alimentos crus devem ser de qualidade! Carne crua pode alojar parasitas e bactérias, causando doença a pets e humanos
-
Disposição e organização do tutor
-
Espaço no freezer
Pontos importantes a se lembrar:
Igualmente à alimentação natural cozida, a crua sem osso também não é, simplesmente, dar restos de comida para o seu pet, não é misturar com ração e não é dar apenas combinar diferentes tipos de classes de alimentos. Se existe limitação nos grupos de ingredientes, pode resultar em deficiências nutricionais. Por isso, sempre consulte um médico veterinário. Não faça por conta própria!
A Animal Natural pode ajudar você a oferecer o melhor para o seu Pet. Encomende já a comida natural para o seu cão ou gato: www.animalnatural.com.br
Quantidade de comida natural crua para gatos
Gatos adultos:
Para saber a quantidade que seu gato deve comer por dia, sirva 100g de comida em três momentos específicos do dia e espere 30 minutos para ver o quanto ele come. Se ele comer 70g em cada refeição, você deve servir a ele um total de 210g de alimentação natural por dia.
Mas o gato não come mais do que deve? Gatos não são que nem cães, que comem tudo que veem pela frente. Eles são seletivos e comem apenas o que precisam.
Gatos idosos
Gatos jovens e adultos têm o metabolismo mais acelerado. Necessitando de uma porcentagem mais elevada do que os de meia idade. Porém, com o tempo, o organismo dos gatos idosos perde certa capacidade de absorver proteínas, ou seja, menos energia obtida e, como consequência, menos massa muscular. Caso esteja acontecendo perda de massa, aumente a quantidade de alimento, se ele não comer tudo, aumente a densidade calórica (adicione carnes gordas ou pele de frango).
Gatos filhotes:
-
Até os 6 meses: pelo menos 3 refeições por dia.
-
6 aos 8 meses: sirva 3 a 2 refeições ao dia.
-
Após 8 meses: manter 2 a 3 refeições ao dia.
Existe diferença na dieta de um filhote e um idoso saudável?
Primeiramente vamos relembrar que aqui estamos falando de gatos saudáveis. Não iremos disponibilizar dietas para animais com doenças crônicas. Gatos saudáveis, independente da sua faixa etária, podem comer a mesma dieta. O que mudará são as quantidades e frações de refeições por dia.
Para isso, temos que saber se o seu gato é saudável, certo? Então, é imprescindível visitar o médico veterinário regularmente. Caso algum problema seja identificado, serão feitos os ajustes necessários na dieta para torná-la ideal para aquele paciente.
Introduzindo a alimentação natural crua para gatos
Introduza gradativamente a Alimentação Natural. Os complementos serão dados após que o seu pet estiver com 100% da dieta nova e será adicionado gradativamente também. Cada animal tem suas particularidades, pode ser que demore mais ou menos para que ele se acostume com essa nova dieta.
Gatos são mais complicados do que cães com relação à comida (não troque de dieta se o gato estiver estressado, internado ou doente). A melhor fase para adaptar seu gato com vários tipos de alimento, é quando eles são filhotes; com o tempo, ele vai se restringindo apenas ao que foi dado quando era mais novo. Por isso, é uma ótima fase. Mas não se preocupe se o seu gato já é adulto, tudo tem solução! Basta ter paciência.
Levedura de cerveja é muito atrativa para os gatos. Por isso, uma das primeiras dicas que dou é colocar um pouco na alimentação natural.
Outra dica é você “brincar” com seu gato e jogar cubos de carne para ver se ele vai atrás para comer (gatos tem instinto de caçado). Outra opção é oferecer apenas uma vez comida nos primeiros dias. Assim, seu gato ficará com fome e você vê se ele aceita a alimentação.
Mas caso não dê nenhuma dessas dicas citadas, você pode tentar fazer a transição, oferecendo primeiro uma ração úmida em lata. Assim, ele pode se acostumar com a textura, durante umas duas semanas, e aí você vai oferecendo aos poucos a alimentação natural. Se quiser, pode polvilhar o levedo de cerveja para melhorar o paladar. Caso dê certo, vá misturando aos poucos a alimentação natural com a ração úmida em lata, até que fique 100% alimentação natural.
Como acontece a troca da alimentação?
Comece adicionando uma colher de sopa da dieta nova com todos os grupos misturados e retire uma colher de sopa da dieta antiga. No dia seguinte, aumente a quantidade de comida nova e retire a mesma quantidade da dieta antiga. Até que fique 100% de alimentação nova.
Caso as fezes ficarem um pouco amolecidas, não diminua a quantidade que está dando. Permaneça na mesma quantidade até que se estabilize. Uma dica que dou é administrar uma bisnaga de pasta probiótica: Dê 2g por dia ao pet durante a primeira semana de mudança (Acesse nossa loja online e encontre: https://www.animalnaturalstore...).
Seu gato está comendo 100% da dieta nova?
Agora, é a hora de adicionar gradativamente os complementos. Vá adicionando um complemento por dia (sem repetir). No 1º dia coloque óleo de peixe em uma refeição, no 2º, coloque óleo de peixe e sal, no 3º, coloque óleo de peixe, sal e mais um suplemento. Já os complementos como Nutroplus e Food Cat, serão introduzidos de uma forma mais lenta por serem super suplementados.
Como introduzir o suplemento em pó escolhido: acrescente 1/4 da dose indicada a cada 4 dias, até alcançar a dose total.
Food Cat: Suplemento com vitaminas, minerais e aminoácidos para gatos adultos saudáveis.
-
Gatos com até 2,5kg: 2g por dia
-
3,5kg: 2,4kg por dia
-
5kg: 3g por dia
-
7kg: 3,8g por dia
Acesse esse produto na nossa loja virtual: https://www.animalnaturalstore...
Nutroplus: Nutroplus para gatos filhotes e adultos, é suplementado com taurina, prebióticos, betaglucanos e demais micronutrientes.
-
Gatos filhotes e adultos: Adicione 11 g do produto em 1 kg de alimento.
-
Dietas cruas com ossos: não vamos especificar nesse.
Acesse esse produto na nossa loja virtual: https://www.animalnaturalstore...